Durante as festas de fim de ano, todos nós queremos comemorar, brindar e... exorcisar o ano que se finda.
Muitos passam pelas festas inteiros, mas muitas pessoas não dosam bem o álcool e, no dia seguinte surge então a temida "ressaca".
E o que é a ressaca?
Ressaca é a intoxicação no organismo pelo excesso de álcool ingerido, e quem mais trabalha neste esforço de "limpeza", é o fígado, que metaboliza o álcool transformando-o em gordura para secretá-lo pela bile.
O que fazer para evitar a ressaca?
Respeite seus limites à tolerância ao álcool. Coma bem antes e durante a ingestão, pois isto faz o álcool entrar mais lentamente na corrente sanguinea. Beber água antes, durante e depois de beber ajuda a diluir o álcool, reduzindo as chances de intoxicação e ainda facilita o trabalho dos rins eliminando resíduos tóxicos.
Quais os principais sintomas da ressaca?
-Dores de cabeça , nas têmporas, nuca e testa
-Intolerância à luz e claridade
-Não suportar ruído ( qualquer barulho torna-se ensurdecedor)
-Enjoos, náuseas, vômitos
-Mal estar generalizado, desânimo
O que fazer quando está com ressaca?
A princípio não se deve exigir demais do organismo. Faça o que o corpo pede: fique no silêncio, no escuro descansando. Tome muito líquido: água, suco de frutas, água de coco para repor as vitaminas e sais minerais perdidos. Comida? Só se sentir fome, coma refeições leves : purê de batata, canjas, sopas. Pode tomar um chazinho (boldo, hortelã).
Seguindo estas orientações, com certeza você passará rapidinho pela ressaca e logo estará bem. Porém se os sintomas estiverem insuportáves, procure ajuda de um médico.
E FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços!